Rikerlinux

Mostrando Linux como opção de Sistema, em mundo de janelas fechadas e maçãs mordidas!

LINUXTUTORIAL

Um único pen-drive para instalar vários sistemas (Windows e Linux)? Conheça o Ventoy

Quem já precisou formatar um PC, e teve que criar um pen-drive bootavel para instalar um novo sistema, com certeza percebeu o quão pouco proveitoso é pois no modelo mais comum, se eu preciso instalar por exemplo, Windows, Ubuntu e Fedora em 3 computadores diferentes, terei que formatar meu pen-drive 3 vezes para criar o bendito pen-drive bootavel? Ou terei que ter 3 pen-drives diferentes para não precisar ficar formatando o mesmo? E se eu te dissese que um pendrive só já basta para ter o instalador dos 3 sistemas de uma vez? Pois é essa a proposta do Ventoy (desde que tenha espaço para as 3 ISO no pen-drive é claro).

O Ventoy se trata de um script/programa que deixa o pendrive com duas partições, uma EFI para dar boot no computador, e uma que você consegue montar no sistema Operacional para colocar ISO dos sistemas que deseja instalar posteriormente. E então quando você iniciar um computador pelo pen-drive configurado pelo Ventoy, você poderá escolher entre os sistemas que foram colocados no pen-drive para dar boot no computador e executar a instalação.

Para fazer isso, você precisa primeiro, fazer o download da pasta com os arquivos necessários para executar o script, faça isso, indo na página do Ventoy.

Então só descompactar o arquivo baixado, descobrir qual letra referente ao seu pendrive no sistema (Se tiver dúvidas pode dar uma olhada pelo Gnome Discos que ele mostra isso de maneira mais fácil).

Então abra o terminal e navegue até essa pasta gerada após descompactar o arquivo zip.

Após isso, basta executar o script como root, mudando a letra X de sdX para a letra referente ao seu pen-drive no sistema.

sudo bash Ventoy2Disk.sh -i /dev/sdX

Se tiver dúvidas quanto ao processo, você pode conferir o arquivo REDME dentro da pasta gerada após descompactar, mas se mesmo assim as dúvidas persistirem, de uma olhada no vídeo que fiz no canal Rikerlinux, mostrando como executar esse procedimento.

Espero ter ajudado! 😀

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *