Rikerlinux

Mostrando Linux como opção de Sistema, em mundo de janelas fechadas e maçãs mordidas!

LINUXTUTORIAL

Criando pendrive Bootavel para instalação do Linux

Nessa matéria, criando pendrive Bootavel para instalação do Linux, venho trazer um passo a passo sobre o assunto, auxiliando os recém chegados no mundo Linux. 

Muitos querem testar uma distribuição Linux, mas não sabem como fazer para criar um pendrive para a instalação do mesmo, e através dessa matéria vou mostrar como criar um pendrive de instalação com um sistema Linux, o famoso pendrive bootavel. Claro que para isso você precisa já ter baixado o sistema no seu computador.

Partindo do principio que você já está com o sistema baixado, faça o Download de algum dos programas a seguir, para prosseguir com os outros passos.

UNetbootin

Esse é um programa que está disponível para Windows, MacOS e Linux. Após fazer o Download do programa, você será capaz de criar o pendrive bootavel de maneira prática.

ETCHER

Se trata de uma programa multiplataforma, de super fácil de usar, e o link para download do mesmo é o próprio título com o nome. 

Fedora Media Write para Windows A distribuição Linux Fedora também conta com uma aplicação para facilitar a criação de um pendrive com o seu sistema, disponível para Windows e MacOS, segue o link para download do mesmo:

Fedora Media Write para MacOS

Após a escolha do programa que você deseja, basicamente terá que escolher a ISO que você vai utilizar, e o pendrive que vai usar. Nesse exemplo utilizarei o UNetbootin, mas o padrão é o mesmo para os demais.

Marque onde está o campo imagem de disco, vá onde esta os três pontos … no final e clique ali para procurar a ISO salva no seu computador, então no campo unidade, escolha o pendrive que será utilizado para criação do boot. Basicamente em todos os programas se trata de escolher o pendrive onde o bootavel será criado e mostrar ao programa onde esta a ISO que você deseja usar, pois ali que está o sistema para ser instalado.

E pronto, agora você já vai conseguir começar a instalação que vai ter um passo a passo um pouco diferente de acordo com a distribuição escolhida. Mas saiba que existe um método muito mais funcional que esse, que permite colocar várias ISO de sistemas em um pen-drive apenas, para poder ter varios instaladores de sistemas de uma só vez, para saber mais, dá uma conferida nessa matéria.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *