Ubuntu 23.10 Vs Fedora 39 – A batalha FINAL entre essas duas distros Linux!
E tivemos recentemente o lançamento do Ubuntu 23.10 e do Fedora 39, que chegaram com novas versões do kernel, pacotes, interfaces entre outros, e além de ambos Ubuntu e Fedora serem dois dos mais populares sistemas Linux, por conta das datas de lançamento de ambos ser bem próximas, a comparação entre ambos acaba acontecendo automaticamente.
Olhamos pra Fedora Gnome e pro Ubuntu Gnome e nos perguntamos, qual é o melhor? Qual devo escolher? Vamos supor que você acabou de montar um PC ou comprou um notebook e quer instalar Linux nele, e você acabou de ver a review aqui do canal, tanto do Fedora 39 como do Ubuntu 23.10, Qual você instalaria no seu novo PC? Qual tem a interface mais bonita, melhor desempenho? Qual mais fácil de instalar, bom, através desse vídeo, vou responder algumas dessas questões, ou melhor, trazer alguns dados para que você tire sua própria conclusão, assim como vou tirar a minha.
E começando pela interface do usuário, é aqui que vemos grandes diferenças entre o Fedora 39 e o Ubuntu 23.10. Ambos sistemas na versão principal apresentam o Gnome 45 como interface gráfica padrão, mas como eles a implementam resulta em experiências bem diferentes.
O Ubuntu, ainda tenta manter um pouco do legado do Unity, legado esse que se espalhou ate para os smartphones, através do Ubuntu touch, e recentemente fiz um vídeo sobre ele, que já esta entre os videos mais vistos aqui do canal e você encontra na parte final desse.
Esse resquício do que foi o Unity, faz a Canonical colocar o dock na parte lateral do sistema, que abriga todos os seus favoritos e os aplicativos em execução. Já os controles de status estão no canto superior direito.
O Ubuntu usa o tema Yaru em vez do Adwaita que se trata do padrão no Gnome, que são agradáveis ao ponto de me fazer usa-los em outras distros (como Arch por exemplo, e com Plasma).
A coloração laranja está presente por todo lugar, realçando a identidade do sistema, mas isso é algo que você pode mudar caso queira, indo nas configurações do sistema.
Ja o Fedora 39 também traz o Gnome 45 como ambiente de área de trabalho, porem sem personalizações adicionais. Sendo apresentado em sua forma mais pura, com um Gnome bem vanilla, mas não se engane, pois ele não deixa a elegância de lado. Isso porque ja houve um tempo em que as palavras “Gnome padrão” e “sem graça” eram sinônimos, mas a série do Gnome 40, deixou isso pra trás, com o Gnome Shell estando em um nível completamente novo em termos de aparência.
Disponibilidade de software com certeza se trata de outro ponto onde vemos diferenças enormes entre o Ubuntu e o Fedora.
O Ubuntu possui repositórios de software enormes, e essa versão conta com a nova loja chamada de “Centro de Aplicativos”, que foi escrita do zero, usando o framework Flutter.
O novo Centro de Aplicativos, no momento, exibe principalmente aplicativos Snap. Embora os Snaps tenham seus benefícios, se você quiser instalar pacotes DEB, vai precisar procurar o software e aplicar manualmente o filtro .DEB, um ponto negativo no momento, pois a antiga loja permitia alternar entre snap e .deb na própria tela de instalação, e caso faça o download de um pacote .deb fora da loja, ao clicar para instalar, ela não aparece como opção, como ocorre na Gnome Software.
Quanto a disponibilidade de softwares, o Ubuntu desfruta de uma disponibilidade fenomenal. Chego a dizer que qualquer software criado para Linux está disponível para o Ubuntu. O Fedora 39 também tem uma incrível disponibilidade de softwares, porém em menor número se comparado com o Ubuntu. Mas o diferencial por aqui creio que são os Flatpaks. Pois a loja de aplicativos (Gnome Software), permite que você instale pacotes nativos em formato RPM ou Flatpaks. Podendo alternar entre os formatos de pacote usando o menu suspenso.
Somado aos pontos que relatei acima e mais alguns que mencionei em um vídeo completo que fiz no canal Rikerlinux, o Fedora venceu o Ubuntu em um esquema de pontuação por 5X3, mas em resumo o que posso adiantar é que por mais que uns considerem o Fedora como um parque de testes da Red Hat, vejo que o Fedora dominou a arte de entregar uma distro estável nesse ciclo de vida curto. E o Ubuntu parece que dominou o arte de testar tudo nessas versões intermediárias para entregar uma excelente LTS.
E você já usou ou usa Fedora ou Ubuntu? Se sim, qual ds duas prefere usar no seu desktop ou laptop? Deixe aqui nos comentários.