Ubuntu 24.04 chegou para entrar na sua máquina de vez!
O Ubuntu chegou em sua mais nova versão LTS (Long Support) com codinome Noble Numbat e vem com 5 anos de suporte a atualização, que pode ser prorrogado por mais 7 anos, totalizando 12 anos de suporte. Excelente para quem for usar o sistema no ramo empresarial/corporativo.
Em resumo essa versão do Ubuntu 24.04 LTS traz o novo instalador mais maduro e a loja de snaps também, ambos escritos em Flutter e inseridos no Ubuntu nas versões de 2023. Além do Gnome 46 repleto de melhorias (esse abordei melhor na review pelo Youtube), portanto esses três acabam roubando a cena no lançamento dessa nova LTS do Ubuntu.
E dentre as principais novidades desse novo Ubuntu 24.04 LTS, posso destacar:
- Logo do Ubuntu foi colocada no Dash do Gnome;
- Cheese foi substituído pelo GNOME Snapshot para controlar a Webcam;
- O Thunderbird agora é um pacote Snap mantido pelos desenvolvedores do mesmo;
- O netplan foi adotado para configurações de rede mais complexas (visando os servidores);
- E os serviços afetados por uma atualização serão reiniciados automaticamente (ótimo para servidores);
Agora você também obtém suporte experimental para taxa de atualização variável, um recurso que vai permitir sincronizar a taxa de atualização do seu monitor com o conteúdo reproduzido na tela, seja um filme, um jogo ou até mesmo uma página da web. O que significa que você não só pode economizar a vida útil da bateria, (caso esteja em um notebook) como também vai reduzir reduzir a latência durante a reproduçaõ. Porém ele não vem ativado por padrão, portanto você precisa usar o dconf para ativá-lo (Mostrei melhor na review).
Infelizmente a nova loja do Ubuntu escrita em Flutter continua não instalando pacotes .deb baixados de outros lugares, sendo necessário instalar o Gdebi ou o Synaptic para remediar essa situação.
E se você me pergunta se vale a pena instalar ou atualizar para essa nova versão do Ubuntu 24.04 LTS. Digo que, caso você seja um usuário Ubuntu, basicamente não tem motivos para não prosseguir com a atualização, pois está recebendo melhor suporte de hardware e potencialmente uma melhor vida útil de bateria caso utilize um notebook, mas para maiores detalhes, acompanhe a review completa que fiz desse novo Ubuntu lá no canal Rikerlinux.