Rikerlinux

Mostrando Linux como opção de Sistema, em mundo de janelas fechadas e maçãs mordidas!

FEDORALINUX

O Fedora 39 chegou para se tornar seu novo sistema padrão!

E se tivemos recentemente o lançamento do Ubuntu 23.10, o Fedora também chegou na sua nova versão. O Fedora 39 veio repleto de novidades, com uma uma atualização massiva, trazendo uma nova área de trabalho, e um novo motor por baixo do capô, aprimorando o desempenho desse sistema que é uma distribuição Linux mainstream usada por milhões de pessoas e ao mesmo tempo, sendo muito inovadora.

E falando sobre o Fedora, o meu curso de Linux terá um módulo todo sobre essa distribuição Linux, então aproveite! O curso completo pela Hotmart, está com desconto e o curso básico até o intermediário pela Udemy também, (usando o cupom RIKERLINUXBLACK).

O Fedora 39 vem com o novo GNOME 45, que representa o ápice do desenvolvimento da série 40 do projeto GNOME. O ambiente de desktop GNOME Shell está passando por um desenvolvimento muito rápido, com muitos toques de polimento visual e aprimorado no desempenho. Tendo como destaque o novo indicador de espaços de trabalho, que se tornou um botão novo e dinâmico para acessar a visão geral das atividades.

A velocidade de pesquisa no GNOME 45 esta mais rápida e eficiente, tornando a busca por aplicativos e configurações mais suave. O Fedora 39 também inclui o novo visualizador de imagens do GNOME, que para os que tem notebook, oferece suporte a gestos no touchpad, como zoom e rotação.

Alguns aplicativos foram redesenhados como o gerenciador de arquivos e o App de configurações, trazendo uma aparência mais moderna e clean. Além disso, o Fedora 39 traz uma atualização muito aguardada no prompt de comando do Bash, trazendo cores, proporcionando uma experiência bem mais agradável.

No que diz respeito ao desempenho do sistema, o Fedora 39 vem com o Linux 6.5, oferecendo melhorias nas velocidades de leitura e gravação para sistemas de arquivos Linux como ext4 e btrfs. E usuários de computadore AMD Zen e Intel também podem esperar melhorias de desempenho. Ele também traz suporte a TPMi para processadores Intel, suporte a WiFi 7 e muitas outras atualizações de drivers.

A distribuição também aposentou os repositórios modulares do Fedora, visando simplificar o empacotamento. No entanto, a transição para o DNF 5 como novo gerenciador de pacotes foi adiada para o Fedora 40.

O Fedora desafia o status quo se atrevendo a redefinir o que significa a experiência do desktop Linux a cada nova versão, pois ele traz muitas novidades, o que torna cada lançamento emocionante, e se quiser saber mais sobre essa nova versão do Fedora, fiz uma review completa lá no Youtube.

E você já usou ou usaria o Fedora como sistema padrão? Deixe aqui nos comentários.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *