Rikerlinux

Mostrando Linux como opção de Sistema, em mundo de janelas fechadas e maçãs mordidas!

LINUXLINUX MINT

Linux Mint 22 chegou trazendo a facilidade do mundo Linux até você!

Migrando para o Linux? POis saiba que uma das distros Linux mais conhecidas e fáceis de usar, chegou na sua nova versão. O Linux Mint, não tinha uma nova edição desde 2022 e essa versão chega baseada no Ubuntu 24.04 LTS e trás diversos recursos que vão fazer, qualquer usuário Linux que busca por um sistema fácil de usar, querer dar uma chance a essa nova versão do Linux Mint 22 chamada de Wilma.

Por ser baseado no Ubuntu 24.04 LTS, essa versão do Linux Mint 22 trás novas versões de aplicativos, porém, para não atrapalhar alguns ajustes dos temas de ícones do sistema (devido ao GTK4/libadwaita adotado no Gnome Shell), essa versão do Mint manteve alguns Apps nas suas versões antigas do GTK3 e dentre esses aplicativos estão: Celluloid, GNOME Calculator, Simple Scan, Analisador de Uso de Disco, Monitor do Sistema, GNOME Calendar e o arquivo de ferramenta de extração / compressão de arquivos.

Essa versão do Linux Mint 22 trás também o Pipewire como  servidor de som padrão do sistema. Com o Pipewire oferendo menor latência, melhor desempenho e tendo uma melhor compatibilidade com diversos dispositivos Bluetooth, aplicativos e serviços on-line, bem mais do que o PulseAudio que foi substituído.

A ISO do Linux Mint 22 também está mais enxuta (de 3.1G para 2,9) e qualquer idioma (exceto o inglês) são removidos após a instalação do sistema.

E dentre as mudanças mais importantes do sistema que posso destacar estão:

  • Sessões dos convidados são desativadas por padrão;
  • Traduções otimizadas para ocupar menos espaço em disco;
  • Novos fundos de desktop;
  • Temas atualizados para suportar GTK4;
  • Todos os aplicativos que usam libsoup2 migraram para libsoup3;
  • Melhor suporte do HiDPI em Plymouth e tela de login;
  • Desligamento tempo limite reduzido para 10 segundos;

E a interface Cinnamon 6.2 que é o coração do Linux Mint 22, trás diversas novidades também e uma delas está no gerenciador de arquivos Nemo, que assim como o Nautilus do Gnome, agora suporta inserção de scripts para facilitar o uso em diversas situações.

O Applet que fica no canto da tela, ganhou algumas opções quando acionando junto com a tecla Shift, possibilitando escolher entre: mostrar o Desktop, mostrar janelas abertas e áreas de trabalho ativas.

E dentre as principais mudanças no Cinnamon 6.2 posso destacar:

  • Opções no applet Cornerbar;
  • O applet do usuário tem uma opção para mostrar o perfil do usuário no painel
  • O Applet de energia está mais preciso quanto ao uso da bateria em notebooks;
  • Aplicativos de inicialização mostram barra de pesquisa ao adicionar entradas;
  • Atraso de bloqueio de tela, oferecendo opções de 5 segundos e 10 segundos;
  • Cinnamon Spices (add-ons) agora suportam ligações de chave configuráveis
  • Painel de atalhos de teclado ganha um recurso de pesquisa
  • Conexões VPN ativas denotadas por cadeado no ícone da rede
  • OSK pega um alternância para desativar o OSK

O cliente de email- Thunderbird, agora está disponível em formato .deb mantido pela equipe do próprio Linux Mint, já que a equipe do Ubuntu substituiu o Thunderbird de lá por um snap.

2 Novos Apps

O Linux Mint 22 trás dois novos Apps e a intenção é com o tempo substituir todos os Apps que são necessários vir com o sistema, por uma versão feita pela equipe do Mint.

E o primeiro novo App dessa nova versão do Linux Mint 22 foi o App de contas online, sendo baseado no App de contas do Gnome, porém redesenhado para se encaixar perfeitamente com a Interface Cinnamon. Já o segundo App se trata de um Web-App para o Element, sendo um cliente em nuvem para a plataforma de bate-papo Matrix, substituindo o aplicativo Hexchat.

E através do Web Apps Manager, você consegue criar outros Web Apps, para facilitar o acesso aos serviços que você mais usa no dia a dia, com eles se encaixando também visualmente falando no sistema.

E para saber mais sobre essa nova versão do Linux Mint 22, dê uma olhada nas notas de lançamento, e para fazer o download para instalação, clique aqui. Lembrando que você precisa ter pelo menos 15G de espaço de disco disponível e 2g de RAM para poder instalar o Linux Mint 22 na sua máquina.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *