Rikerlinux

Mostrando Linux como opção de Sistema, em mundo de janelas fechadas e maçãs mordidas!

INTERFACESKDE PLASMANOTÍCIA

Kde Plasma 6 chegou para te fazer “desistir” do Gnome Shell!

Deixe o Plasma 6 te surpreender!

E o Plasma 6 é a versão mais recente da minha interface gráfica favorita no mundo Linux. Isso mesmo, já estou a mais de um ano usando o Plasma como interface padrão e digo que depois que você o gosto de customizar o Plasma, não quer outra vida.

O Plasma 6 também veio com um papel de parede que de primeira pareceu um desenho bem feito em uma aula de artes numa sétima série mais ou menos, e digo que gostei, pois trouxe simplicidade e beleza.

Uma configuração que eu sempre customizei na interface, agora vem por padrão, que se trata do painel flutuante, e me pareceu que ele tenta mudar de leve a tonalidade quando maximizamos alguma janela. E quando clicamos em partes do painel, como no menu e no calendário por exemplo, eles também ficam meio suspensos. Esse toque a mais ficou incrível, mas preciso falar que lembra um pouco o visual da DDE do Deepin, ou pelo menos das versões anteriores dela. E claro que como o Plasma é altamente customizável, clicando com o botão direito em cima da barra, temos algumas opções de configuração, que também foi redesenhada, ficando bem estilosa, e com apenas alguns cliques dá para modificar e deixar a interface mais do nosso jeito ainda.

O app de configuração também foi redesenhado seguindo a interface e dentre as novidades notei a inclusão da seção Gamer Controller e Disk e Câmeras.

O Plasma 6 também ganhou também uma parte para nova só para os Papeis de parede, que por enquanto ainda está separada da parte que acessamos pela área de trabalho, mas deve ser uma questão de tempo até isso ser unificado.

E indo em about system, vemos as informações da versão do Plasma e o Wayland que já estava funcionando bem na versão 5.6 do Plasma foi totalmente compatibilizado com o Plasma, trazendo suporte a escala fracionada, suporte inicial para HDR, e com certeza um melhoria na parte de jogos, pois o Steam Deck da Valve, roda uma versão do Arch Linux modificada, com um Kde Plasma.

A parte de luz noturna também foi redesenhada e adicionada em outra seção do menu, inclusive recomendo configurar para ter uma noite de sono mais agradável. Eu deixo para mudar entre 21 e 30 e 22 horas e já está ótimo.

E dentre as novidades que posso destacar dessa nova versão do Plasma 6, então:

  • Nova transição padrão de janelas apertando Alt+tab;
  • A Discover mudou a parte Home, instalados, updates e configuração para a parte superior;
  • No Dolphin o clique único não entra mais na pasta por padrão;
  • Pelo painel você pode ampliar o volume até 150%;
  • Wayland aprimorado como seção padrão;

No mais, fiz uma review completa no canal Rikerlinux mostrando as novidades dessa nova versão do Plasma, que está presente no Arch Linux, Fedora e demais distros com exceção do Kubuntu 24.04 LTS.

E você já usou ou usaria o Kde Plasma como interface gráfica padrão? Deixe aqui nos comentários (eu tenho que aprovar os comentários se não os boots ficam poluindo as matérias do Blog).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *