Rikerlinux

Mostrando Linux como opção de Sistema, em mundo de janelas fechadas e maçãs mordidas!

TUTORIAL

Conheça o rEFInd e gerencie melhor seu trial ou dual boot, ainda que seja entre Windows, macOS e Linux

Quem nunca ficou meio “perdido” ao se deparar com um cenário de fazer um dual ou trial boot no computador. Independente da motivação para isso, e de quais sistemas estarão em jogo, ter um gerenciador de boot que possibilite acessar os demais sistemas da máquina será de grande importância. E é nesse cenário que entra o rEFInd.

O rEFInd se trata de um gerenciador de inicialização para diversos sistemas operacionais. O conheci na minha vivencia anterior ao Linux, em uma época que andava muito por Macs. Ele fornece uma interface gráfica possibilitando o usuário selecionar qual sistema operacional vai inicializar naquele momento. O rEFInd permite também que os usuários configurem qual sistema operacional será o padrão do PC, e após alguns segundos se nenhuma escolha for feita, o boot desse sistema padrão vai ocorrer automaticamente. Também é interessante saber que o rEFInd suporta a inicialização a partir de dispositivo USB, podendo ser utilizado para criação de uma unidade USB inicializável.

O rEFInd usa um gerenciador de inicialização para dispositivos EFI/UEFI (Unified Extensible Firmware Interface), que são instalador em partições com sistema de arquivos FAT16 ou FAT32, usando a tabela de partições GPT (GUID Partition Table), sendo este (EFI/UEFI) portanto um componente indispensável para que o multiboot com rEFInd funcione.

O gerenciador de inicialização rEFInd, deve ser instalado após a instalação do Ubuntu, Fedora, Arch, PopOS, Manjaro ou seja lá qual distro Linux esteja no seu multiboot. Lembrando que ele gerencia o boot para o Windows e macOS também, portanto é possível que você tenha por exemplo Windows, Ubuntu e macOS no mesmo PC, podendo alternar entre ambos através da tela de boot pelo rEFInd.

As distros Linux sempre instalam suas próprias versões do GRUB-EFI, que substitui as instalações anteriores do carregador de inicialização. A menos que você queira alterar o formato do sistema de arquivos, você não pode alterar o formato de qualquer partição. Dessa forma o rEFInd vai identificar qualquer EFI-executável ou kernel que esteja em qualquer partição. E quando várias versões do kernel são instaladas, o rEFInd vai adicionar uma entrada de inicialização para cada kernel, que você vai visualizar na tela de boot, após o ícone do sistema Operacional. Pois o rEFInd possui ícones que podem ser formatados nos formatos PNG, JPG, BMP e ICNF. Além disso, ele inclui um grande número de temas criados pela comunidade que podem ser instalados manualmente.

O rEFInd funciona em sincronia com o ESP, o que significa que ele está instalado no computador sem a necessidade de um sistema operacional separado. Se o seu sistema é alimentado por um sistema operacional LUKS-criptografado, você deve instruir o rEFInd para encontrar a partição raiz. O rEFInd também pode ser usado para inicializar uma variedade de configurações do kernel.

Instalando o rEFInd

Primeiro de tudo, instale os sistemas que deseja no sue computador, e quem vai gerenciar esse multiboot será uma distro Linux, (ainda que você tenha o Windows, macOS e Linux na mesma máquina).

Nesse momento, instale o rEFInd na sua distro favorita com os comandos:

sudo apt install refind
sudo dnf install refind
sudo pacman -S refind-efi

Após isso, vamos instalar o rEFInd e dar poderes a ele para gerenciar o boot do seu computador, mostrando para ele onde está a partição de boot, que no caso abaixo está em /dev/sdx.

refind-install --usedefault /dev/sdx (aqui será a partição de boot)

E pronto, após esse passo durante o boot você verá a tela do rEFInd gerenciando qual sistema deve iniciar naquele momento. Caso isso não ocorra, entre na BIOS da sua placa mãe e coloque o sistema Linux que está com o rEFInd instalado na partição de boot, como primiera opção de boot, que vai funcionar normalmente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *