Rikerlinux

Mostrando Linux como opção de Sistema, em mundo de janelas fechadas e maçãs mordidas!

Custom Rom

Cansado do Android Padrão? Instale uma Custom ROM e reviva seu aparelho antigo, livre-se do rastreio do Google

No mundo mobile, nos vemos reféns basicamente de 2 Sistemas atualmente, Android e iOS, com todos os outros basicamente tendo naufragado pelo caminho. Contudo, se pagar valores absurdos por um Smartphone não está nos seus planos, o Android acaba sendo a única opção.

Geralmente as fabricantes de aparelhos, costumam dar uns 2 ou 3 anos de atualizações para novas versões do Android, e mais 2 a 5 de atualizações de segurança, contudo, seja pelo fim do suporte a atualizações por parte da fabricante, ou seja para se ver livre das amarras do Google, que rastreia tudo que pode (e o que não pode também), para vender para os anunciantes, com intuito de monetizar com a publicidade. Adotar uma custom rom (rom customizada), pode ser uma excelente opção, seja pela maior privacidade ou seja para ressuscitar seu Smartphone mais antigo (Como foi o caso do Redmi 7 da minha mãe).

Mas o que é uma Custom ROM?

Uma custom rom (rom customizada), se trata de uma modificação do Android original da Google. Pois o Android em si é distribuído em código aberto através do Android Open Source Project (AOSP), assim como a Google faz com seus demais projetos,como o Chrome por exemplo (distribuído através do projeto Chromium). O projeto é desenvolvido de maneira aberta, e depois a Google pega, e coloca uma base fechada por cima, contendo alguns de seus “segredos” para otimizar o software. Partindo desse ponto, algumas comunidades colocam as mãos nesse Android base, que é open sorce, e fazem suas próprias implementações, chegando a ser desde de pequenas mudanças, até sistemas reconstruídos do zero.

Essas ROMs chegam a tal ponto de desenvolvimento, que se tornam melhores do que as fornecidas pelas fabricantes de Smatphones (Motorola, Sony, LG entre outras), mesmo não tendo a benção da Google, como as fabricantes tem. O que desbloqueia recursos de muitos Smartphones, abrindo diversas possibilidades, como melhorias nas câmeras, jogos e menor consumo de bateria, além de possibilitar rodar um Android 13 ou 14 em um Smartphone que foi lançado na época com o Android 9.

Como instalar uma Custom ROM?

O processo para instalar uma rom customizada começa pelo desbloqueio do bootloader do aparelho, e o método para fazer isso varia de fabricante para fabricante. Tem uma matéria aqui no Blog mostrando como fiz o desbloqueio de Bootloader em um Smartphone da Xiaomi que não vinha com a MIUI, e muitos que possuem outros aparelhos, relataram que conseguiram efetuar o desbloqueio também, porém se esse método não funcionar no seu modelo, sugiro pesquisar no Youtube, pois com certeza deve ter vídeos mostrando como você deve proceder.

Tendo feito o desbloqueio do Bootloader, você pode instalar uma ROM customizada que foi pensada no seu próprio aparelho, ou pode instalar uma Custom ROM genérica (caso não tenha um ROM para o seu Smartphone no momento). Se for instalar uma ROM Customizada para seu aparelho, esse vídeo do canal vai lhe auxiliar, bastando que você tenha os arquivos referentes ao modelo do seu aparelho em questão. Caso vá instalar uma GSI (Custom ROM genérica), siga esse outro vídeo do canal, que explico melhor a respeito.

Uma observação importante, para instalar uma ROM customizada no Smartphone, não precisa ter ROOT no aparelho, então só faça ROOT se souber de fato o que estiver fazendo. E caso não saiba mas tenha interesse no assunto, sugiro pesquisar melhor a respeito.

Quais Custom Rom escolher?

Essa pergunta me deixou pensativo durante alguns dias, e me fez pesquisar sobre quais Custom ROM estavam disponíveis no mercado, e quais mais famosas, mais bem quistas pelos usuários. Nessa jornada me deparei com a LineageOS como sendo o grande projeto que inclusive dá origem a diversas ROMs, Esse projeto se chamou no passado CyanogenMOD, mas de 2015 para cá, foi descontinuado e uma parte da equipe deu proceguimento ao projeto através da LineageOS. Porém nos meus testes e pesquisa, entendi que a LineageOS é bem mais básica que outras custom ROMs existentes, que até se baseiam nela, mas vão mais além na entrega de recursos, e nessa caminhada, me deparei além da LienageOS, com a HavocOS, AOSP, Evolution X e por fim a CrDroid que foi a que acabou se firmando no meu Smartphone, por ter diversos recursos de configuração/customização que não achei nas demais (a que chegou mais perto foi a Evolution X). E sim, os Apps de banco funcionam numa boa na CrDroid, e na maioria das Custom ROM, desde que não tenha root no aparelho, pois os Apps de banco são danados para detectar o Magisk e notar que você está em um sistema Open Source customizado. E caso queira saber os recursos de cada uma delas, eu tenho um vídeo de review de cada uma dela no canal Rikerlinux.

Olha, já aviso que, instalar uma custom ROM no seu Smartphone ou Tablet é um caminho sem volta, não por não poder retornar para a ROM original, pois sim, é possível, mas pelo fato de você não querer mais aceitar os softwares que lhe são empurrados goela a baixo pela fabricante do aparelho. Instalar uma custom ROM abre uma infinidade de possibilidades no Smartphone ou Tablet, muitas vezes dando acesso a recursos que nem tinhamos ideia que existia, e tudo estava ali em nossas mãos, bastando “desbloquear”.

E aí, já decidiu qual custom ROM instalar no seu aparelho? Deixe aqui nos comentários!

5 thoughts on “Cansado do Android Padrão? Instale uma Custom ROM e reviva seu aparelho antigo, livre-se do rastreio do Google

  • Jonatas

    Bom dia. Amigo li sua postag achei interessant queria saber c eu concig por uma rom customizada no meu tablet pois ele e antigo e a marca eu so achei uma postag na internet tda da msm marca dle nao exist sei la ce e falcifocado n sei mas porem ele e fraco android 4.1.1 marca bright m750 nao tem opcao de atualizacao nele e esta muit lerdo nao da pr uzar numa boa entao queria tentar arrumar ele a memoria ram dele é de 535 send um giga para c instalar apps e 2 pRa ser uzad para por arquivos sera q eu concig arrumar

    Reply
    • Olá, por ser uma marca pouco conhecida talvez você não tenha uma custo rom para ele, contudo você pode tentar instalar uma GSI, que talvez sirva. Segue o link de um vídeo que fiz no canal falando a respeito:
      https://youtu.be/lQZdO6bWucY

      Reply
  • Fernando Cleto

    Bom dia, tudo bem?
    Achei muito interessante a postagem, tenho um tablet galaxy tab S2 modelo: SM-T713, ele recebeu atualização só até a versão 7 do android e por conta disso, não consigo acessar alguns aplicativos que gostava muito. Pesquisei na internet e vi que existe ROM para esse aparelho mas achei o processo bem complexo para executar sozinho, existe algum lugar ou alguém que faz esse tive de serviço?

    Reply
  • Anderson Soares

    Olá , Rikerlinux td beleza? Vou tentar resumir minhas dúvidas e ficaria grato se puder me indicar como e onde encontro essas possibilidades de alterações .
    1 – Tenho um samsung galaxy sm- J-700m e gostaria de instalar uma Custo Rom mais adequada para esse aparelho . Vi nesse postagem de a Custo Rom ( CrDroid ) é uma das melhores .
    2 – Tenho um tablete Genesis GT 7200 processador Cortex A8 de 1,2 GHz, 512 MB de RAM e 4 GB de memória, com slot para cartão microSD.
    Nesses dois o que posso instalar ?
    Como faço root neles?
    Tem como reviver tanto tablet , quanto o samsung J-700m ?
    Agradeço seu retorno que é muito importante e onde posso tentar fazer essas alterações.
    Um abraço .

    Reply
    • Olá, primeiro de tudo você precisa desbloquear o bootloader desses aparelhos, com eles desbloqueados dá para instalar uma Custo Rom usando o vídeo que fiz sobre o OpenAndroidInstaller. E caso ele não seja compatível com algum aparelho específico e você não tenha encontrado uma Custo ROM para o modelo em questão, pode instalar uma GSI. Para facilitar vou deixar os links abaixo, guiando a todos tutorias para instalar Custo ROM que tenho. (Mas precisa ter o Bootloader desbloqueado e precisa ter a ISO e TWRP referente ao modelo).
      Video OpenAndroidInstaller:https://youtu.be/BYC4Kj3AlV4
      Video da GSI: https://youtu.be/lQZdO6bWucY
      Video de instalação comum: https://youtu.be/Oc4UEhvOc5w

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *