Rikerlinux

Mostrando Linux como opção de Sistema, em mundo de janelas fechadas e maçãs mordidas!

UBUNTU

Ubuntu 23.10 chegou repleto de melhorias!

O sistema baseado no Kernel Linux para desktops mais famoso chegou a sua nova versão (Se bem que tem o ChromeOS também nesa disputa pela popularidade hoje em dia). E nessa matéria irei abordar algumas das melhores novidades.

O lançamento do Ubuntu 23.10 recebeu o nome de ‘Mantic Minotaur’ pelos desenvolvedores, e já está disponível desde o último dia 12 de outubro, encerrando um cilo de seis meses de desenvolvimento.

Dentre as principais novidades dessa versão posso destacar:

  • Gnome na versão 45 trazendo um novo indicador de espaço de trabalho;
  • Nova loja de aplicativos escrita em Flutter, com 99% dos aplicativos sendo snaps;
  • Agora você pode criar até quatro grupos com os aplicativos na tela;
  • Divisão vertical completa em diversos Apps com menus na lateral;
  • Kernel Linux 6.5 com maior velocidade de leitura e gravação para Ext4 e Btrfs;
  • Suporte a instalação em ZFS;

Essa possibilidade de agrupar outros aplicativos no espaço livre, se deu com a introdução dos recursos da popular extensão do GNOME chamada “Tiling Assistant”. Digamos que você está codificando e deseja agrupar o VS Code e o aplicativo de desenvolvimento. Agora, uma vez que você arrasta o VS Code e o solta em um grupo, o assistente de agrupamento pergunta quais aplicativos você deseja agrupar no espaço livre.

Acredito firmemente que o Flutter enriquecerá o ecossistema de aplicativos do Linux, assim como tornou a instalação do Ubuntu bem mais rápida (pois o instalador em Flutter chegou na versão 23.04), a loja e tudo mais que foi produzido nessa linguagem, deve com o tempo tornar a experiência do usuário muito melhor.

O GNOME 45 nos dá um indicador de espaço de trabalho completamente redesenhado. Sim, o antigo botão Atividades foi substituído por este indicador de espaço de trabalho. Primeira impressão, ele parece elegante. Usar isso é muito semelhante ao antigo botão Atividades. Clique nele para abrir a visão geral das atividades e você pode rolar nele para alternar entre os espaços de trabalho. A vantagem aqui é que você estará ciente de qual espaço de trabalho está usando atualmente.

O Ubuntu 23.10 é alimentado pelo Kernel Linux 6.5, o poderoso Kernel Linux 6.5 é o kernel mais recente no momento, trazendo diversas melhorias. Primeiro posso destacar, a melhoria na velocidade de leitura e gravação para os sistemas de arquivos Ext4 e Btrfs. E para usuários de computadores com processador AMD (com é o meu caso), devem receber maior desempenho com este kernel. E para os que possuem uma máquina com Intel, o Kernel Linux 6.5 introduz a tecnologia TPMi para esses processadores, melhorando sua eficiência. Com esse kernel Linux 6.5 o Wi-Fi 7 também recebeu suporte, sendo um grande passo à frente.

Já quanto ao sistema de arquivos ZFS, como opção durante a instalação, saiba que ele suporta até um zettabyte de armazenamento de dados, tornando-o muito adequado para quem for criar um servidor de arquivos por exemplo. O ZFS também é um sistema copy-on-write como o Btrfs, o que garante alta integridade dos dados. O ZFS também é significativamente menos suscetível à corrupção de dados e possui recursos como snapshots automáticos do sistema. Mas preciso dizer que ele possui um alto consumo de RAM, para saber mais sobre o ZFS, segue o link de um vídeo que fiz no canal.

Fica a seu cargo escolher ou não essa nova versão do Ubuntu, como esse sendo o último lançamento intermediário antes da próxima LTS, portanto as mudanças apresentadas aqui são um bom indicativo do que podemos esperar ano que vem, embora a provável inclusão do GNOME 46 com certeza deve trazer bastante funcionalidades na próxima LTS.

No mais, assim que eu terminar a review dessa nova versão do Ubuntu, deixarei o link aqui para você se inteirar ainda mais sobre esse novo Ubuntu 23.10 ‘Mantic Minotaur’.

One thought on “Ubuntu 23.10 chegou repleto de melhorias!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *