Rikerlinux

Mostrando Linux como opção de Sistema, em mundo de janelas fechadas e maçãs mordidas!

Arch Linux e DerivadosTUTORIAL

O que fazer após instalar o Arch Linux! Passo a passo

Tutorial do que fazer após instalar o Arch Linux

Instalou o Arch Linux seguindo um passo a passo, seja pelo vídeo lá do canal ou seja pela matéria aqui do Blog, mas nunca usou ele antes e não sabe o que fazer? Pois fique atento que nessa matéria do Blog Rikerlinux vou lhe mostrar um passo a passo do que fazer após instalar o Arch Linux, que vai facilitar e muito a sua vida. Servindo com certeza de guia para todos que instalarem o Arch no seu dispositivo.

Primero, para tudo funcionar bem no sistema e você conseguir ouvir música, assistir vídeos, entre outros, vamos habilitar os codecs e plugins no Arch Linux:

pacman -S ffmpeg gst-plugins-ugly gst-plugins-good gst-plugins-base gst-plugins-bad gst-libav gstreamer

Suporte a Flatpak

A primeira coisa após se perguntar o que fazer após instalar o Arch Linux (caso ainda não tenha feito durante a instalação) é habilitar o suporte a flatpak no sistema, e para isso basta usar o comando:

sudo pacman -S flatpak

Coloquei o sudo antes pois não tem como rodar o pacman sem ser como usuário root, mas caso não soubesse, fica a dica, e após reiniciar o sistema, o suporte a flatpak já estará ativado no seu Arch Linux, bastando recorrer a loja de aplicativos (Gnome software ou Discover) para fazer instalar o programa que desejar. E sim, caso tenha vindo o Manjaro, por lá se usa mais o pamac, mas por aqui (no Arch Linux), quem manda é o pacman, um gerenciador de pacotes com sintaxe bem enxuta, porém muito poderoso.

Lembrando que para manter os flatpaks atualizados, você tem duas opções, ou gere eles pela loja de aplicativos, ou vai pelo terminal mesmo e da o seguinte comando:

flatpak update

Prefiro atualizar os flatpaks pelo terminal, pois se der algum erro, consigo ver mais facilmente oque está atrapalhando ou atrasando a atualizando. E caso você note algum travamento ao tentar abrir um flatpak, existe um comando que resolve boa parte dos problemas:

flatapak repair

Usando ele creio que o programa em questão já deve abrir normalmente, mas se não funcionar mesmo assim, geralmente após reiniciar o sistema, tudo volta ao normal. (Mas se mesmo assim não funcionar, entrega pra Deus srs)

Instalando programas e gerindo atualizações pela loja

Caso não queira ficar instalando ou atualizando o sistema pelo terminal constantemente, pode deixar isso de maneira automática pela loja de aplicativos (apesar de não preferir essa forma, pois acho melhor controlar quando vou atualizar meu sistema). E para isso basta usar o comando, para integrar a atualização de acordo com a loja que esta no seu sistema

Para integração com a Gnome Software:

sudo pacman - S gnome-software-packagekit-plugin

Para integração com a Discover do Kde:

sudo pacman - S packagekit-qt5

Se quiser atualizar firmwares pela loja:

sudo pacman - S fwupd

Instalando o yay no Arch Linux para instalar pacotes pelo AUR

Outra maneira de instalar programas no Arch Linux sem ser pela loja de aplicativos, é através do AUR (que se trata de uma repositório de programas para que você compile e instale no seu Arch). O AUR reúne uma bilbioteca imensa de programas. e através dele você compila pacotes como o irium (para usar o celular como Web cam no PC) ou o Davinci Resolve (caso tenha o AMD GPU PRO instalado, que também se instala pelo AUR).

Uma maneira de instalar pacotes pelo AUR sem ter que usar o parâmetro git clone, se dá pelo gerenciador de pacotes yay. E você pode instalar ele da seguinte forma, escolha uma paste do seu sistema, abra o terminal e execute os seguintes comandos:

git clone https://aur.archlinux.org/yay-bin.git
cd yay-bin
makepkg -si (se o comando falhar veja se yay-bin esta com permissão de execução, se não adicione)

Melhorando a temperatura em Notebooks

Para evitar superaquecimento no meu notebook Dell 7560, instalei o thermald que se trata de um firmware da Intel para auxiliar no controle das fans do notebook, evitando assim o superaquecimento da máquina. E pra isso usei os seguintes comandos para instalar e habilitar a inicialização automatica pelo systemd.

sudo pacman -S thermald

sudo thermald --systemd

Melhorando velocidade das atualizações

Para melhorar a velocidade de atualização dos pacotes do sistema, existe um parâmetro que podemos mudar no arquivo pacman.conf, aumentando os pares de downloads simultâneos de 5 para 10. E também é possível mudar a cor para visualizar melhor o andamento das atualizações e ainda colocar o pacman (joguinho) como animação durante o processo, e pra isso basta fazer o seguinte, entre no arquivo pacman.conf:

sudo nano /etc/pacman.conf

Então descomente as linhas color ParallelDownloads removendo o # que está no inicio, e insira a linha ILoveCandy no final:

#Color                  (remova o #)
#ParallelDownloads = 5 (remova o # e mude de 5 para 10)
ILoveCandy (transforma as barras de download no joguinho pacman)

Dessa forma seus Downloads vão ficar bem mais rápidos e mais agradáveis de visualizar.

Habilitando serviços importantes

Existem alguns serviços que são muito importantes de habilitar no sistema, tais como Bluetooth, virtualização e Firewall. E para cada um existe uma maneira diferente.

Para habilitar o Bluetooth no seu sistema (pois é bem melhor usar fones de ouvido sem fio por exemplo), pode fazer da seguinte forma:

sudo systemctl start bluetooth.service - -now (dessa maneira não precisa reiniciar o sistema)

E caso não saiba qual plugin comprar para adicionar Bluettooth no seu sistema Linux, o meu da Baseus funciona perfeitamente em todas as distros, segue o link caso queira comprar.

Se tiver problemas com o Bluetooth no Arch, mesmo após os comandos anteriores, fone de ouvido conectando e desconectando, entre outros. Você pode trocar o pipewire pelo pulse audio com o seguinte comando:

sudo pacman -S pulseaudio-alsa pulseaudio-bluetooth

Para habilitar o Firewall você primeiro precisa instalar um, como o ufw, que colocando um g antes já vem com interface gráfica para habilitar:

sudo pacman -S gufw

Caso utilize a interface Plasma, não precisa do g antes e basta ir nas configurações do sistema após instalar e iniciar o mesmo por la´ mesmo.

Para virtualização, primeiro precisamos instalar alguns pacotes, para depois iniciar o serviço pelo systemd, e vamos fazer isso com:

sudo pacman -S qemu virt-manager virt-viewer dnsmasq vde2 bridge-utils openbsd-netcat dmidecode

Nesse momento, pede senha para escolher a fonte para instalação, digite 2 para escolher qemu-desktop, pois essa opção é mais completa, e vai instalar o necessário para trabalharmos com virtualização.

Agora adicione o seu usuário ao grupo libvirt:

sudo usermod -a -G libvirt seu-usuario

Agora vamos Habilitar o serviço com:

systemctl enable libvirtd.service
systemctl start libvirtd.service --now (dessa forma não precisa reiniciar a máquina)

Se der algum erro ao tentar habilitar o serviço, dizendo que o mesmo não existe (e é coisa da sua cabeça). Sincronize as chaves e então atualize os pacotes e depois repita os comandos anteriores pra habilitar o serviço.

sudo pacman -S archlinux-keyring
sudo pacman -Syyu

E pronto já pode criar máquinas virtuais no seu Arch Linux normalmente.

Geralmente atualizo meu sistema um vez por semana, e creio ser esse o ideal para não ficar com o sistema desatualizado, e nem correr o risco de uma quebra futura por ficar amontoando atualizações, mas me já esqueci por 3 semanas, e apesar de ter quase 1G acumulado para atualizar, o sistema atualizou normalmente e não quebrou. Mas não demore tanto assim.

Com o passo a passo descrito nessa postagem aqui do Blog Rikerlinux, creio que será o suficiente para que você configurar o Arch Linux e começar a usar dessa distro repleta de recursos.

Se essa postagem te ajudou, deixa um comentário aqui no Blog, e faça tenha um bom uso do sistema!

3 thoughts on “O que fazer após instalar o Arch Linux! Passo a passo

  • Pingback: Instalando Arch Linux – Completo 2023 – Rikerlinux

  • Higor luiz

    CoEstou col dificuldades de habilitar os meus 02 monitores, onde o que funciona de boa é o vga porém o hdmi não funciona e ainda congela o S.O.
    Tem 16 GB de memória e minha placa é Intel com processador xeon 1325 com vídeo onboard

    Reply
  • Sergio Menichini

    Não consigo fazer o sistema reconhecer minha impressora Canon G3110 que esta na rede, outras distribuições instala automatico

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *