Rikerlinux

Mostrando Linux como opção de Sistema, em mundo de janelas fechadas e maçãs mordidas!

BlogDICASLINUX

5 distros mais fáceis para iniciar no Linux

Seja por acompanhar meu trabalho já algum tempo (ou recentemente), ou seja por ter esbarrado com o termo Linux em outro lugar ultimamente, caso esteja passando pela sua cabeça a ideia de testar um sistema Linux pela primeira vez, nessa matéria vou te ajudar para não ficar tão perdido assim, pois a principio pode ser um pouco difícil escolher uma distribuição Linux, pois existem diversas opções, na verdade, centenas de distribuições Linux e cada uma com seus próprios recursos, público alvo, interface gráfica entre outros. E nessa matéria, vou te mostrar 5 distros Linux (sim, porque os sistemas distribuídos ou desenvolvidos com o Kernel Linux são chamados de distros ou distribuições Linux) mais fáceis para iniciar no Linux hoje!

Não poderia deixar de começar pelo Ubuntu, que é uma das distribuições Linux mais populares ( tendo quase metade dos usuários do mundo Linux e sendo inclusive a distro que comecei a usar) e das mais fáceis de usar. O Ubuntu é mantido pela Canonical (empresa Sul-africana com Sede em Londres). Ele é baseado no Linux Debian (O Debian é um sistema muito estável presente em muitos servidores). O Ubuntu acaba sendo uma boa escolha para novos usuários no Linux, também por conta da sua grande comunidade de usuários, o que gera bastante material disponível pela internet, facilitando que você encontre suporte para qualquer problema que aparecer no sistema.int. Além do mais, o Ubuntu possui instalação rápida e muito fácil, sendo bastante intuitiva para aqueles que nunca instalar Linux na vida. além de oferecer uma ampla seleção de aplicativos disponíveis na loja de aplicativos.  

Baseado no Ubuntu, o Pop_OS! é uma distribuição Linux relativamente nova, contudo seu diferencial está no foco da empresa que o mantêm. Ele foi desenvolvido e é mantido System76, empresa conhecida por fabricar hardwares (PC, mini PC e Notebook) compatíveis com Linux nos EUA, portanto o sistema possui um grande foco no usuário final. Criptografar o sistema durante a instalação e uma loja de aplicativos para instalar programas, são alguns diferenciais do Pop_OS!, mas não para por ai, pois além disso, o sistema possui uma interface gráfica chamada COSMIC, que até o momento é baseada no Gnome Shell, a mesma interface presente no Ubuntu (mas está sendo reescrita em RUST e vai chegar em 2024 ao sistema).

Usei o Pop!_OS durante boa parte de 2021 e posso afirmar que esse com certeza é um ótimo sistema pra quem quer conhecer o mundo Linux.

Já o Linux Mint (uma distro irlandesa também baseada no Ubuntu), pra muitos é a distro Linux mais fácil de usar, possuindo muitos programas e recursos próprios, desenvolvidos pela equipe que trabalha em torno do sistema, que no inicio se tratava de um grupo de voluntários, mas que hoje já se tornou uma pequena empresa. Diferente do Ubuntu, o Linux Mint possui sua própria interface gráfica, chamada Cinnamon, possuindo uma instalação rápida e fácil, além de uma ampla seleção de aplicativos disponíveis na sua loja.

Apesar do seu layout principal, lembrar um pouco o do Windows, sua interface Cinnamon, o torna altamente personalizável, sendo uma ótima escolha para usuários que desejam um sistema operacional fácil de instalar, usar e com varias opções pra deixar do seu jeito.  

Também  é baseado no Ubuntu (eu sei, parece que tudo é baseado nele, mas não é bem assim), O ZorinOS acaba send uma excelente opção para novos usuários, por ser projetado para aqueles que estão migrando do Windows ou do macOS. Tendo de cara uma interface de gráfica semelhante ao Windows, com um menu Iniciar e uma barra de tarefas, tornando-o fácil de usar para usuários que estão acostumados com o Windows (ele também possui opções de customização que o deixam semelhante ao macOS ou ao Ubuntu com apenas alguns cliques). O ZorinOS também vem com muitos aplicativos importantes pré-instalados, como o LibreOffice e o GIMP, o que o torna uma ótima escolha para usuários que buscam ma similaridade com o Windows ou macOS e precisam de ferramentas de produtividade.  

Já o Big Linux é uma distribuição Linux brasileira, também baseado no Ubuntu, errou… já foi mas hoje é baseado no Manjaro (Portanto baseado no Arch Linux). Possui uma interface gráfica bonita, muito bem projetada e bem fácil de usar, com muitos recursos avançados (sendo um Kde Plasma todo customizado).

O Big Linux vem com muitos aplicativos úteis no dia a dia instalado por padrão, como o VLC e o Firefox, além de muitas ferramentas de produtividade. Sendo uma excelente opção para quem quer um sistema, bonito, fácil de instalar e usar e repleto de suporte, por ter uma comunidade brasileira cada vez maior em torno do sistema.

Com certeza, se você está pensando testar um sistema Linux, essas distros são as que recomendo, seja para testar numa máquina virtual, em um dual boot, ou seja numa instalação única na sua máquina.

E ai, Já decidiu qual sistema testar? Deixe aqui no comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *