Instalando uma GSI – Custo ROM genérica no Smartphone
Como de costume as fabricantes de Smartphones costumam dar de 2 a 3 anos de atualizações para novas versões do Android com mais 2 a 5 anos de atualizações de segurança, contudo, seja pelo fim do suporte a atualizações por parte da fabricante, ou seja para se ver livre das amarras do Google, que rastreia tudo que pode (e o que não pode também), para vender para os anunciantes, com intuito de monetizar com a publicidade. Adotar uma custom rom (rom customizada), pode ser uma excelente opção, seja pela maior privacidade ou seja para ressuscitar seu Smartphone mais antigo (Como foi o caso do Redmi 7 da minha mãe).
Mas o que fazer se não existir uma custo ROM própria para o modelo do seu smartphone? Bom, nesses casos, podemos recorrer a uma custo ROM genérica, que se trata de uma ROM baseada no Android Open Source Project (AOSP), que proporciona a instalação de uma ROM em diversos aparelhos. Precisei fazer isso no S9 Plus Snapdragon, pois só encontrava ROM para a versão com processador Exynos. E caso queira saber mais sobre isso, dá uma conferida no vídeo que fiz no canal Rikerlinux, sobre a GSI.
Após ter certeza que quer instalar uma custo ROM genérica no seu smartphone, primeiro, tenha o Bootloader desbloqueado, e além do pacote Android Tools, instalado na sua distro Linux. Lembrando que essa matéria é um complemento do vídeo, então assista o vídeo e use os comandos que stão aqui.
Após isso, vamos colocar o Smartphone em modo Fastboot, plugando ele ao computador, e dando o comando:
adb reboot bootloader
Agora vamos colocar o aparelho em fastbood:
fastboot reboot fastboot
Agora vamos descompactar a imagem baixada (Caso não tenha baixado ainda), seguindo o vídeo que mostrei:
xz -d system imagem-gsi.img.xz
Após colocar o aparelho em Fastbootd vamos enviar a GSI descompactada para o aparelho:
fastboot flash system imagem-gsi.img
Caso de um erro de espaço nessa etapa vamos executar o comando abaixo substituindo a letra no final do comando pela letra mostrada no erro, system_a
ou system_b
:
fastboot delete-logical-partition product_a
Agora vamos entrar no Fastboot:
fastboot reboot bootloader
Então vamos burlar a verificação do boot que existe em alguns aparelhos, com o vbmeta:
fastboot flash vbmeta vbmeta.img
Então, antes de dar boot, vamos limpar o userdata e o metada:
fastboot erase userdata
fastboot erase metadata
Então é só reiniciar o aparelho com:
fastboot reboot
E pronto, após esses passos você já terá uma custo ROM genérica instalada no seu smartphone.