Instalando instalando Android Tools e o adb para instalar Custom ROM no Smartphone pelo Linux
Quando resolvi instalar uma Custom ROM no meu Xiaomi Mi A3, que usava para gravar os vídeos do canal Rikerlinux, me deparei com a maioria dos tutorias mostrando como fazer o procedimento pelo Windows, mas o Android é Linux, então fiquei me perguntando, será que não têm jeito de fazer isso por um desktop Linux? E a resposta é, Têm sim! E nessa matéria vou falar a respeito da instalação de Custom ROM no Smartphone usando um computador com Linux.
E a instalação de roms customizadas no smartphone, pode dar uma sobrevida (caso seja um dispositivo mais antigo) ou desbloquear/inserir alguns recursos legais. Mas preciso lembrar você, que tal procedimento faz perder a garantia do seu aparelho. Então caso leve precise levar o aparelho algum dia para uma assistência técnica, coloque o sistema que veio de fábrica, para não ter nenhum problema.
Lembrando que quando fiz a instalação de uma Custom ROM pela primeira vez, já estava a quase 2 anos com o Xiaomi Mi A3 e atualmente já passei de 1 ano com meu aparelho atual (um Redmi Note 11), portanto nenhu deles estava na garantia, portanto sugiro observar bem essa questão.
Tomados os devidos cuidados, primeiramente você precisa fazer a instalação de dois pacotes e depois será necessário fazer o desbloqueio do bootloader. Só lembrando que cada aparelho tê um jeito de fazer isso.
Primeiro vamos instalar os pacotes necessários, e esses pacotes são o a Android Tools e o adb, e vamos fazer isso com os comandos:
Fedora
sudo dnf install adb android-tools
Ubuntu e derivados
sudo apt install adb android-tools-adb android-tools-fastboot
Arch e Derivados
sudo pacman -S android-tools
No caso do Arch Linux o android-tools foi o suficiente.
Depois de instalar esses pacotes, você precisa editar um arquivo no bash inserindo umas linhas no mesmo. Faça isso usando o comando:
sudo nano .bashrc
Então insira a seguinte linha nele:
if [ -d "$HOME/adb-fastboot/platform-tools" ] ; then
export PATH="$HOME/adb-fastboot/platform-tools:$PATH"
fi
Após ter esses pacotes instalados, vamos desbloqueiar o bootloader do seu aparelho, caso seja um Xiaomi com Miui, de uma olhada nesse vídeo, caso seja um Mi A3 ou outro aparelho Android, você pode tentar debloquear como fiz no meu, com o passo a passo mostrando nessa matéria.