Distrobox – Instalando programas de outras distros no seu Linux favorito!
E se você pudesse rodar os comandos e instalar aplicativos de outras distros Linux na sua distro favorita? Pois é disso que se trata o Distrobox, um recurso que encontrei recentemente e me ajudou muito inclusive com problemas de funcionamento do Davinci Resolve no Linux com GPU AMD.
Distrobox
O Distrobox se trata de um gerenciador de contêiner, que permite compartilhar diversas partes do seu sistema (Como o Kernel, a Home e dispositivos USB por exemplo) com o contêiner que foi criado, possibilitando inclusive que você abra um programa instalado nesse contêiner como se ele tivesse sido instalado diretamente no seu sistema, porém sem misturar as diversas bibliotecas e pacotes necessários para fazê-lo funcionar.
Na imagem abaixo você pode ver o meu Arch Linux com o Davinci Resolve rodando em um contêiner com um Fedora 39 instalado, dessa forma, não terá nenhum risco de uma atualização do meu Arch Linux “quebrar” o funcionamento do programa.
Docker ou Podman
Para usar o Distrobox, primeiro você precisa de um criador de conteires por baixo, como o Podman ou o Docker, com a diferença de ambos sendo que o Docker pode ser instalado em distros que não usam o systemd, pois o Podman usa o Systemd para gerenciá-lo e o docker também permite acesso root ao sistema host (Sistema do seu PC), portando se comprometido, ele pode levar ao comprometimento do seu sistema, já o Podman só fornece acesso não-root ao sistema do seu PC.
Após instalar o docker ou o podman na sua distro favorita, ative o serviço pelo systemd (ser for outro init crie o link simbólico de acordo com a documentação do Runit, Dinit ou seja qual for):
sudo systemctl enable --now docker
sudo systemctl enable --now podman
Instalando Distrobox no Linux
Agora vamos usar um script que vai instalar o distrobox na sua distro Linux, já fiz o procedimento no Fedora, Arch, Ubuntu e Debian e só precisei instalar o pacote curl em algumas dessas distros para o comando funcionar:
curl https://raw.githubusercontent.com/89luca89/distrobox/main/install | sudo sh
Então para criar um contêiner você pode usar o comando a seguir:
distrobox-create --image [os-image:version] --name [container-name]
Se precisar de acesso root no sistema:
distrobox-create --root --image [os-image:version] --name [container-name]
Após criar o conteiner, vai aparecer o comando para acessar o contêiner recém criado:
distrobox enter conteiner-criado
E nessa outra matéria do Blog Rikerlinux mostro como instalar o Davinci Resolve pelo distrobox para usar em sistemas com GPU AMD.
E caso queira se profundar mais no conhecimento sobre sistemas Linux, acesse o meu curso e venha aprender Linux comigo!
Pingback: Instalando o Davinci Resolve pelo Distrobox – Rikerlinux