ZorinOS 17 chegou pra fazer você esquecer o Windows 11 de vez!
Que o Windows 10 chegou bem acabado e o Windows 11 chegou bugado mas a Microsoft foi corrigindo com o tempo, tirando inclusive recursos do Windows 10 e alocando no windows 11, já sabemos. Mesmo assim o Windows 11 não desempenha muito bem alguns Hardwares mais “modestos” e não é todo mundo que está com grana para trocar de PC a cada nova versão Windows. Mas se eu te disser que existe um sistema que pode preencher muito bem essa lacuna que o Windows 11 tem deixado? Bom pelo menos ele se intitula dessa forma, e é claro que estou falando do ZorinOS 17.
ZorinOS 17
O ZorinOS 17 foi lançado no apagar das luzes de 2023, para ser mais exato no dia 20 de dezembro, e o ZorinOS se trata de uma distribuição Linux desenvolvido por uma empresa da Irlanda, que traz novos lançamentos a cada 2 anos, baseando seu sistema nas versões LTS do Ubuntu. Esse sistema chegou se tornou o padrão em 2016 de 900 máquinas da prefeitura da cidade italiana de Vicenza, portanto não estamos falando de qualquer sistema!
Requisitos para ter o ZorinOS 17
O que posso adiantar sobre essa nova versão do ZorinOS 17 é que foram feitas otimizações de desempenho em todos os níveis do sistema, desde o kernel até o ambiente de desktop. Levando a aplicativos abrir mais rápido, animações mais suaves e tempos de carregamento reduzidos.
Há e os requisitos para ter o Zorin OS 17 no seu computador agora passou de 2 GB de RAM para apenas 512 Mb de RAM, mas caso sua máquina possua menos de 6G de Ram, recomendo aguardar o lançamento da versão lite do sitema, que costuma chegar alguns meses depois da versão prinipal, e mostra ser o salvador de muitas máquinas antigas, por vir com uma interface XFCE otimizada com poucos efeitos para consumir o mínimo de recursos de um PC menos potente.
Novidades do Sistema
Dentre as novidades que o ZorinOS 17 trouxe então a base do sistema, sendo o Ubuntu 22.04 LTS, o Gnome 45 que por si só já traz diversas novidades visuais e a facilidade de instalação dos programas pela loja de aplicativos, que permite escolher entre Apps da Base Debian (apt), flatpaks e Snaps.
Caso você se depare com algum software que só tem versão para Windows, clicando no arquivo .exe a loja de Apps vai aparecer perguntando se você deseja instalar os pacotes de compatibilidade com os programas para Windows, dessa forma será instalado o Wine e muitos programas como o OperaGX, MS office e o PhotoShop poderão ser instalados.
O recurso de divisão das janelas semelhante ao que entrega o Windows e ChromeOS também foi adicionado, facilitando muito a vida de quem gosta de dividar várias janelas em pequenos quadrados para visualizar melhor no monitor.
E para finalizar posso dizer que o aplicativo de metereologia foi redesenhado e agora esta integrado ao sistema, e a versão Pro do ZorinOS 17 recebeu duas customizações de Área de trabalho nova. Uma semelhante ao ChromeOS e outra semelhante ao Gnome 2.
E caso você queira saber as demais novidades que o ZorinOS 17 recebeu, dá uma conferida na review que eu fiz lá no canal Rikerlinux no Youtube, para fazer o download para testar o sistema, basta ir no site do ZorinOS.