Rikerlinux

Mostrando Linux como opção de Sistema, em mundo de janelas fechadas e maçãs mordidas!

DICASLINUX

Swap, Swapfile ou zRAM – Saiba qual melhor para usar no sistema.

Partição Swap, uma das partições que aparecem durante a instalação de uma distro Linux, para ser configurada, ou se você faz o particionamento automatico, nem se dá conta, mas ela com certeza está configurada. Na verdade Já se foi o tempo que não dava para prosseguir com a instalação de uma distro Linux sem ter que reservar uma partição swap (na verdade hoje não precisa nem da partição boot).

Partição Swap

Em resumo essa partição entrava em uso toda vez que você abria programas e gerava processos muito além da sua capacidade computacional (por isso chamada de área de troca), por conta do limite de memoria RAM contido no seu PC. Então para seu sistema não travar, ele recorria a partição Swap.

Ai você se pergunta, Riker então a partição Swap é a salvação para quem tem pouca memoria RAM no PC como o meu caso, bastando que eu coloque uns 8 gigas pra ela que meu problema está resolvido, correto? Pois sinto dizer que se você pensa assim, está redondamente enganado, por conta da Swap utilizar o armazenamento em disco do seu HD ou SSD para tentar suprir a falta de RAM do sistema. Contudo a velocidade de um SSD por exemplo (que é bem mais rápida que um HD), é no mínimo umas 20x mais lenta do que a mémoria RAM, o que torna o processo transferido para ela, bem mais lento do que o normal, além de ocupar um espaço do seu HD/SSD que poderia ser aproveitado apra outro fim.

Mesmo não sendo a solução, com certeza a Swap pode auxiliar em casos que o sistema precise de mais memória, e para esses casos um método melhor que destinar uma partição do sistema para esse fim, é destinar um arquivo para esse fim, ou destinar uma parte da própria memoria RAM para desafogar o sistema em caso de necessidades.

Swap File

A primeira opção para não precisar destinar um espaço em disco para a Swap com certeza é destinar um aquivo do sistema para esse fim, dessa forma o sistema vai aumentar ou diminuir a alocação de recursos para a Swap de acordo com a necessidade do mesmo, ou de acordo com o que você delimitar para ele (Em breve link da materia aqui, mostrando o passo a passo de como criar o Swapfile).

zRAM

Outra maneira de mitigar a pouca memoria RAM do sistema, é utilizando uma zRAM, que diferente da Swap, aloca uma parte da própria memoria RAM para servir de espaço de troca. compactando as informações, possibilitando que mais dados sejam armazenados da RAM, e apesar de utilizar recursos da CPU para essa compactação, esse recurso acaba valendo muito a pena. E esse recurso está presente em todas as dsitros Linux, sendo preciso apenas que você utilize o usuário root para ativa-lo (Em breve link da materia aqui, mostrando o passo a passo de como ativar).

Espero ter esclarecido sobre a Swap, Swapfile e zRAM, se ficou alguma dúvida, deixe aqui nos comentários, e quem está na turma do curso comigo, só enviar um e-mail.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *