O Linux Hoje faz 32 anos – Conheça a História do Linux!
Parabéns 👏👏👏, hoje o Linux faz 32 anos!!! 🎈🎁🎊🎉
Em 1991 um jovem finlandês chamado Linus Torvalds, escreveu um programa especificamente para acessar o grandes servidores UNIX da universidade de Helsinki, onde estudava. Se tratava de um emulador de terminal, que foi escrito para usar as funções do seu novo computador 80386. Para tal desenvolvimento, ele usou o MINIX como sistema Operacional e o GNU C compiler para compilar o mesmo. Porém esse programa acabou se tornando um Kernel.
E no dia 25 de agosto de 1991, Linus Torvalds anunciou um post no newsgroup da Usenet.
“Olá a todos que estão usando minix –
Eu estou fazendo um sistema operacional livre (é apenas um hobby, não será grande e profissional como o gnu) para os clones AT 386(486). Está sendo desenvolvido desde abril e está quase pronto. Gostaria de receber qualquer feedback sobre o que as pessoas gostam/não gostam no minix, uma vez que o meu SO se parece um pouco com ele (mesmo layout físico de sistema de arquivos (devido a razões práticas) entre outras coisas.
No momento eu o portei para bash(1.08) e gcc(1.40), e as coisas parecem funcionar. Isso implica que irei conseguir algo prático dentro de poucos meses e gostaria de saber quais características a maioria das pessoas gostaria que tivesse. Quaisquer sugestões são bem-vindas, mas não prometo que eu vá implementá-las 🙂
Linus ([email protected])
PS. Sim — ele não tem nenhum código minix, e possui um fs multitarefa. Ele NÃO é portável (usa troca de contexto 386, etc), e provavelmente nunca será compatível com nada além de discos rígidos AT, uma vez que isso é tudo o que eu tenho :-(.
Linus Torvalds
Como podemos ver, a princípio Linus não esperava que seu Kernel fosse compatível com nada além que os discos rígidos AT que possuía. Mas que bom que a ideia se propagou, não parando por ali. Pois para facilitar o seu desenvolvimento, Linus fez upload dos arquivos com nome de Freax para o FTP server da FUNET em setembro de 1991.
Sim, a ideia de Linus era chamar seu invento de Freax, uma junção da palavra “freak” + “free” e um “X” fazendo alusão ao UNIX. Tanto que como citado acima ele fez upload usando esse nome e guardou os arquivos dessa forma por cerca de um ano, mesmo já tendo cogitado colocar o nome Linux, porém o achou que seria muito egocêntrico. Mas para felicidade do mundo pinguim😃, Ari Lemmeke que era um dos administradores do servidor FTP da universidade de Helsinki, não achou nada legal o nome Freax 🧐, ele então renomeou os arquivos para Linux no servidor sem consultar Linus Torvalds, que mais tarde acabou consentindo com o novo nome (ainda bem 🥳🥳🥳).
No inicio Linus Torvalds publicou o Linux sob sua própria licença, possuindo restrições quanto a atividade comercial. Oque teria sido um problema para o futuro sucesso que o Linux teve, mas que bom que ele acabou mudando a mesma.
O software usado junto com esse Kernel foi o do projeto GNU, licenciado sob os termos da GNU General Public license, uma licença para os softwares livres. Nesse ponto ocorria a junção de um projeto de software livre que precisava de um núcleo para seus programas, e um núcleo que precisava de programas para funcionar como sistema operacional. E nas notas de lançamento do Linux 0.01 Torvalds incluiu a seguinte mensagem:
“Infelizmente, um núcleo por si só não leva a lugar nenhum. Para conseguir um sistema que funcione, são necessários um shell, compiladores, uma biblioteca etc. Essas são partes separadas e podem estar sob um copyright mais restrito (ou mesmo menos restrito). A maioria das ferramentas usadas com o Linux são software GNU e estão sob o copyleft GNU. Tais ferramentas não estão na distribuição – pergunte-me (ou ao GNU) para mais informações.”
Então em 1992 Linus sugeriu nas notas da versão 0.12 que o Kernel fosse lançado sob a licença GNU General Public License, e em dezembro do mesmo ano ele já publicou a versão 0.99 sob a licença GPL. Então começou um trabalho em conjunto entre os desenvolvedores do Linux e do GNU para integrar os componentes e fazer um sistema Operacional totalmente livre. E quanto a isso Linus afirmou que “tornar o Linux compatível com a GPL, foi definitivamente a melhor coisa que eu já fiz”
Mascote do Linux
Em 1996 foi anunciado que o Linux teria um mascote, e quando estava para escolher o mesmo, Linus contou ter sido bicado por um pinguim durante uma visita ao zoológico & Aquário Nacional de Camberra na Austrália, nesse momento ele passou a amá-los e acabou decidindo que o mascote seria um pinguim🐧. Linus queria um pinguim que tinha tomado todas e ido pra cama com uma fêmea da espécie, um pinguim bem diferente que possui pés e bico laranja, como se o Patolino tivesse viajado em um cruzeiro para a Antártica, e depois de tomar todas, numa noite bem doida, tivesse vivido uma noite de amor uma pinguim nativa.
Após essa História criativa, foram enviadas diversas imagens para Linus decidir qual seria o macote, e a imagem escolhida foi a de Larry Ewing, que usou o Gimp para criar o mascote, que hoje é conhecido como TUX, um acronomo de Torvalds Unix.
Bom, essa foi a História de como o Linux iniciou, espero que tenha curtido essa postagem, comenta ai qual dessas curiosidades mais lhe chamou atenção e me conta também, como você conheceu e começou a usar Linux.
Fonte: Linux